Calça tática, a honra que veste o guerreiro

foto 3

Modernas e funcionais, calças táticas INVICTUS possuem tecido patenteado pela marca e design também para uso urbano.

A velha expressão ordena com seriedade e respeito “honre as calças que veste”. Ao longo dos anos a interpretação deste, digamos, quase provérbio, ganhou contexto em situações que exigem hombridade, decência, maturidade e bravura. Soa como pegar no ombro de alguém e dizer em tom encorajador: “vista as calças e vá à luta”.

É claro, calças são peças fundamentais no dia a dia de todos. Porém no caso de agentes de segurança pública e privada, militares, sobrevivencialistas e praticantes de atividades outdoor, as calças não são apenas parte essencial no vestuário, mas um item que pode determinar o sucesso ou fracasso da missão empreitada.

A verdade é que existem calças para serem simplesmente vestidas, e existem as que vestem. No caso dos guerreiros, são as calças prontas pra tudo que os vestem.

foto 1
E aí, a sua calça é uma calça pronta pra tudo?

 

Calças táticas x qualquer calça

Se o seu cotidiano exigisse movimentos bruscos, progressão junto ao chão, deslocamento rápido e agilidade nos movimentos, que tipo de calça você usaria? Você usaria calças jeans que limitam movimentos? Ou então calças com poucos compartimentos para transportar seu EDC? Qual a melhor calça para se vestir num cenário de guerra? Você precisa saber que pra pegar barro, água, resistir ao atrito; armazenar seu canivete, cantil, munições, cartuchos e demais equipamentos existe uma calça pronta para tudo.

Calças táticas levam esse nome porque – como todo utensílio tático – reúnem características de durabilidade, resistência e acessibilidade. Os materiais utilizados em sua fabricação são muito mais elaborados. Neste post você vai conferir três modelos que justificam e diferenciam muito bem as calças convencionais das calças para uso tático ou extremo.

foto 2
As calças Sabre, Guardian e Combat, todas da linha INVICTUS, são desenvolvidas com o exclusivo tecido rip-stop INVITEX, cuidadosamente composto 65% de poliéster e 35% de algodão.

 

Não seria estranho se calças com esse padrão de força, robustez, alta resistência e durabilidade, trouxessem em seus “efeitos colaterais” depoimentos sobre assaduras, queimaduras e sensibilidade à pele do operador na hora do atrito. E produtos de qualidade inferior geralmente carregam essas reclamações. Mas no caso da tecnologia desenvolvida e implantada pela INVICTUS, a realidade é outra.

Tido como grande diferencial e inovação do produto, o INVITEX garante toque aveludado e conforto máximo ao agente que o utiliza; sutileza que contrasta com os terrenos que encontra. Ainda que modelos táticos não sejam relacionados a conforto, mesmo com o rip-stop robusto e costura tripla na junção das pernas, as peças da linha INVICTUS vão à contra mão deste mito, pois são desenvolvidas em sistema chamado soft finishing, ou acabamento suave.

O sobrevivencialista Júlio Lobo testou o exclusivo tecido patenteado pela INVICTUS e comprovou sua resistência. No vídeo acima é possível perceber a confiança que a calça passa a Lobo, principalmente quando exposta a condições adversas. Ainda sobre a resistência do material, além de costuras super reforçadas que permitem a realização de tensões à toda prova na hora do combate, o rip-stop impede a expansão de cortes, evitando sérios danos ao produto e seu operador. Tudo isso devido à sua composição em fios ring-spun de alta torção.

 

Funcionalidade e praticidade no acesso à carga

Outra característica das calças táticas, em especial a Guardian, é a otimização da capacidade de carga. Ela dispõe de 10 bolsos (a maioria com velcros): são dois “cargo” laterais e um lateral menor; um de zíper embutido; um frontal para canivete, dois no formato “faca” frontais, e dois traseiros. Protetores de joelhos, com camada dupla de tecido, e espaço interno para joelheiras compõem os atributos do produto.

foto 3
Capacidade de carga eleva o patamar das calças táticas sobre calças comuns.

Muito mais que uma calça cheia de bolsos e compartimentos, a disponibilidade dos materiais que o operador carrega deve ser adequada à jornada encarada. Todos os bolsos das calças táticas INVICTUS têm desenho, aberturas e profundidades pensados para facilitar o acesso aos equipamentos, esteja o operador em uma posição favorável ou não. A prova perfeita disso fica por conta da calça Combat, que possui bolsos laterais com deslocamento superior, garantindo maior precisão ao operador.

De uma maneira geral, outra característica que contempla a grande disponibilidade de bolsos é a organização. Com uma calça tática é possível “espalhar” utensílios por toda a área inferior do corpo de maneira organizada, sem misturar cartuchos com eletrônicos e artefatos de cutelaria, por exemplo.

Grandes guerras foram vencidas nos detalhes

Detalhes. Ainda que disponha diversas utilidades ao operador, a calça tática é pensada para ser funcional e discreta, seu projeto é sempre voltado ao cumprimento de atividades táticas complexas. Seus mínimos detalhes fazem toda a diferença na hora da escolha para não comprometer o êxito na batalha.

Seria um grande equívoco fabricar produtos táticos e deixar de lado o preceito essencial do segmento: a estratégia. Por isso a coloração e camuflagens das calças táticas INVICTUS são feitas utilizando a tecnologia de tingimento reativo (VAT), que aplica as tonalidades diretamente nas fibras dos fios. Imagine você comprar uma calça tática e depois de alguns meses adquirir uma gandola, esperando compor um fardamento eficiente em camuflagem. Porém, quando vai vestir o uniforme tem a desagradável surpresa: uma peça está mais viva que a outra por conta do desbotamento. Com a linha de vestuário INVICTUS isso não acontece.

foto 4

Ainda no que diz respeito à camuflagem, os zíperes apresentam grande resistência e possuem acabamento fechado, o que evita brilho e ajuda na impermeabilidade. Outro ponto positivo das calças táticas INVICTUS, modelos Guardian e Combat, é a maleabilidade na região da cintura, com um elástico que se ajusta à posição do corpo. Sem dúvidas, mais um detalhe pensado para um caimento ajustável, sem apertos para quem carrega equipamentos essenciais e está em constante movimento, seja no dia a dia profissional ou outdoor.

Na selva ou na cidade, mais que uma calça, um equipamento

Não se engane com a sua discrição. A tecnologia empenhada no desenvolvimento das calças táticas INVICTUS permite o uso urbano, já que, mesmo disposta de diversos compartimentos e feita de tecido trabalhado, são leves e também possuem cores discretas que não apenas camuflagens. O modelo Sabre possui compartimentos simétricos para o operador passar despercebido, claro, sem deixar de estar bem equipado. Mais um detalhe interessante é a meia-lua metálica que pode ser utilizada para enganchar chaveiros, lanternas e outros objetos importantes.

foto 5
Modelo Sabre: discrição e funcionalidade.

Calças táticas de verdade vão além de cores típicas e camuflagens, elas têm a responsabilidade de oferecer armazenamento adequado à prontidão do operador, com durabilidade e resistência incomuns em vestimentas normais. É por isso que afirmamos, a calça tática é indispensável para quem está pronto pra tudo.

É a calça tática que veste o guerreiro.

Invictus

Esse espaço pertence àqueles que buscam conhecer o próprio instinto, àqueles que treinam sem temer ou subestimar o desconhecido; aos que perseguem sonhos com pés firmes no chão, aos que buscam no preparo físico e mental a melhor maneira de viver em equilíbrio e autocontrole. Aqui você vai encontrar todas as novidades do mercado tático, militar e outdoor, no Brasil e no mundo.

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.